Válvula aórtica bicúspide - A cirurgia feita pelo ator Arnold Schwarzenegger
Você leu a notícia recente que o ator Arnold Schwarzenegger está agora mais parecido com a máquina que interpretou no filme "O Exterminador do Futuro"?
Essa foi uma brincadeira feita por Arnold quando contou ao seu público sobre a cirurgia que fez para colocar um marcapasso.
O ator nasceu com uma condição congênita chamada válvula aórtica bicúspide, e já passou por algumas cirurgias cardíacas.
O que é válvula aórtica bicúspide?
O coração é formado por uma câmara com quatro cavidades: duas superiores, os átrios, e duas inferiores, os ventrículos.
O ventrículo esquerdo bombeia sangue oxigenado para o corpo. Ele se liga à aorta, o principal vaso sanguíneo que leva sangue oxigenado para o corpo. Entre o ventrículo esquerdo e a aorta está a válvula aórtica, uma das quatro válvulas do coração.
São essas válvulas que ajudam o sangue a fluir pelas quatro câmaras do coração e sair para o corpo.
A válvula aórtica possui três divisões e é chamada de tricúspide. Algumas pessoas, entretanto, nascem com apenas duas divisões, que é o que se chama de válvula bicúspide.
Isso pode causar estenose aórtica, uma condição que afeta o funcionamento normal da válvula, fazendo com que o lado esquerdo do coração tenha que trabalhar muito mais do que o normal para levar o sangue para o corpo. Com o tempo, todo esse esforço pode danificar o músculo cardíaco.
Esses pacientes também têm uma incidência maior de dilatação da aorta, o que é chamado de aneurisma, além de uma disfunção da válvula, aumentando o risco de insuficiência cardíaca.
Válvula aórtica bicúspide sempre precisa de cirurgia?
Não necessariamente, porque depende da gravidade da doença da válvula cardíaca. O tratamento pode incluir medicamentos, mudanças de hábitos de vida, procedimentos e cirurgia para reparar ou substituir a válvula aórtica com malformação.
Em alguns casos, pacientes que já realizaram a cirurgia nesta válvula desenvolvem alterações no ritmo cardíaco e o marcapasso passa a ser necessário. A implantação de um marcapasso é capaz de corrigir defeitos no ritmo cardíaco, mantendo a frequência dentro dos limites de normalidade.
Precisa de um médico especialista para avaliação e programação de marcapasso, CDI e ressincronizador? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (11) 97086-5880.









