O que você precisa saber sobre a losartana
Recentemente a losartana ocupou as notícias dos jornais porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA pediu o recolhimento de alguns lotes do medicamento com suspeita de excesso de impurezas que poderiam causar câncer nos pacientes que utilizam a droga a longo prazo.
Cerca de três semanas após o alerta, a ANVISA anulou o recolhimento e proibição da losartana, pois novos testes não demonstraram níveis elevados das substâncias perigosas.
Você utiliza losartana? Sabe por que ela costuma ser indicada pelos médicos? Se você tem dúvidas, neste texto vamos tentar esclarecer algumas delas.
Qual é a indicação da losartana?
A losartana é um medicamento que promove a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo uma melhor circulação do sangue.
Por esse motivo, ela costuma ser indicada para diminuir a pressão nas artérias e melhorar o funcionamento do coração de quem sofre com hipertensão ou insuficiência cardíaca.
Esta substância também pode ser indicada para pacientes com risco de infarto ou AVC, pois ela reduz as complicações que podem ocorrer advindas de outras doenças cardiovasculares.
Combinada com outros remédios, a losartana também atua para proteger os rins e retardar o avanço da doença renal em quem tem diabetes tipo 2 e proteinúria.
A losartana causa efeitos colaterais?
É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.
Estou com medo de seguir tomando a losartana, posso interromper o tratamento e marcar consulta com meu cardiologista?
A decisão mais acertada é não interromper o seu tratamento, pois o risco de você sofrer com algum mal relacionado à hipertensão ou à insuficiência cardíaca é grande.
Então, agende uma consulta com seu cardiologista para tirar dúvidas e saber se é possível substituir o medicamento, caso isso traga mais tranquilidade a você. E só depois mude a medicação, com conhecimento do seu médico.
A losartana tomada por muitos anos seguidos pode mesmo causar câncer?
De acordo com nota divulgada, a ANVISA "continua buscando informações e mantém uma avaliação constante da situação. No caso da losartana, após a análise dos novos dados, foi possível reverter a decisão".









