O que é o
Aneurisma da aorta abdominal?
O aneurisma da aorta abdominal acontece quando há dilatação acima de 3 centímetros dessa importante artéria na região do abdômen.
Causas e Sintomas
do Aneurisma da aorta abdominal
Os principais fatores de risco para o aneurisma da aorta abdominal são:
- idade acima de 60 anos;
- sexo masculino;
- tabagismo;
- obesidade;
- histórico familiar; e
- presença de outras doenças, como doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial, colesterol alto, doença coronariana etc.
A maioria dos aneurismas da aorta abdominal são assintomáticos e só começam a manifestar sintomas quando crescem, como:
- sensação de pulsação abdominal; e
- dor no abdômen e nas costas.
Além disso, em caso de rompimento do aneurisma o paciente vai sentir:
- dor intensa e persistente no abdômen;
- náusea e vômito;
- coração acelerado;
- queda de pressão; e
- grande perda de sangue.
Tratamentos para
Aneurisma da aorta abdominal
O tratamento, se o aneurisma for muito grande ou se estiver crescendo rapidamente, é cirúrgico. Em casos graves, quando o aneurisma se rompe, a cirurgia deve ser feita urgentemente.
O melhor tratamento para o aneurisma da aorta abdominal é sempre a prevenção, com os devidos cuidados com a saúde em geral: boa alimentação, prática de exercícios físicos regulares, controle do estresse, da pressão arterial e não fumar.
Além disso, quem tem histórico familiar ou se encaixa nos fatores de risco deve fazer acompanhamento regular com o cardiologista para prevenção, com exame de imagem anual após os 60 anos.
Exames para
Aneurisma da aorta abdominal
O médico irá diagnosticar o paciente com aneurisma da aorta abdominal realizando a palpação do abdômen e solicitando algum exame de imagem, que pode ser ultrassom, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Além disso, a análise do histórico do paciente também é essencial para que o aneurisma seja encontrado antes de sua ruptura e a tempo de uma intervenção cirúrgica.