Arritmia: causas e fatores de risco
A arritmia cardíaca acontece quando os batimentos do coração passam a ser irregular.. Se ele está acelerado, o problema é chamado de taquicardia. Se está devagar demais, bradicardia. Ambas são situações preocupantes que podem levar a um grave problema no coração, por isso fique atento às possíveis causas e fatores de risco para arritmia e procure um médico que possa avaliar os sintomas.
Na WeCor, contamos com médico cardiologista especialista em arritmias, entre em contato com a nossa equipe para agendar uma consulta se tiver dúvidas sobre o assunto.
O que pode causar arritmia?
A arritmia geralmente é causada por um doença cardiovascular, mas ela é considerada uma condição multifatorial, portanto pode acontecer também por causa de mais de um fator, como por exemplo:
- disposição genética;
- defeitos congênitos no coração;
- problemas com a tireoide (hipo ou hipertireoidismo);
- estresse e problemas de fundo emocional;
- consumo excessivo de álcool e/ou energéticos;
- tabagismo;
- consumo de drogas ilícitas;
- obesidade;
- apneia do sono;
- infecção por coronavírus; e
- utilização de determinados medicamentos.
Além disso, é importante conhecer os fatores de risco para arritmia, que pode acometer homens e mulheres em qualquer faixa etária, até mesmo na infância.
Homens, acima dos 60 anos, que sofrem com hipertensão, arterosclerose e valvopatias precisam ficar mais atentos aos sintomas e fatores de risco.
Fatores de risco para arritmia
Fatores de risco são condições que aumentam as chances de um indivíduo desenvolver uma doença. Então, caso você se encaixe na descrição, mantenha seu check-up em dia!
Os principais fatores de risco para arritmia são:
- doença cardíaca congênita;
- alterações no coração (válvulas com funcionamento inadequado, insuficiência cardíaca, fibrose no coração, histórico de infarto etc);
- obesidade;
- apneia do sono;
- desequilíbrio eletrolítico;
- alcoolismo; e
- uso de drogas ilícitas.
A arritmia pode ser considerada simples e tratada com medicamento pelo cardiologista ou ser considerada grave e precisar de uma intervenção, como utilização de um marcapasso ou ablação. O mais importante ter o diagnóstico.
Conte com a nossa equipe de cardiologistas na WeCor, ligue e marque a sua consulta.









