Diversão e cuidados com o coração
Quem gosta da folia não perde por nada a chance de participar do carnaval. Seja desfilando na avenida, indo atrás de um bloquinho ou num baile de carnaval, o corpo muitas vezes é levado ao limite da resistência para dar conta de tanta euforia.
Pensando no coração, temos algumas orientações que valem não apenas para os pacientes com alguma doença cardiológica, mas para todos que vão participar do agito do carnaval.
Fique atento e não descuide do seu coração para não ser surpreendido durante o feriado!
Arritmia pode estar associada ao uso bebidas energéticas
Sim, você pode ser uma pessoa jovem, saudável, que malha e mesmo assim estar suscetível a ter uma arritmia durante o carnaval se abusar das bebidas energéticas.
Uma lata de 250ml de bebida energética possui aproximadamente 88mg de cafeína, um forte estimulante que promove a liberação de adrenalina e noradrenalina no corpo. Isso podem favorecer o aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e promover a vasoconstrição.
Com isso, as principais complicações cardiovasculares do uso excessivo dos energéticos são picos hipertensivos, irritação do miocárdio e arritmias, que podem sobrecarregar o coração.
Álcool e drogas também são vilões do coração
Consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, e de drogas como a maconha, considerada de menor risco, podem levar à fibrilação atrial.
A fibrilação atrial é considerada umas das arritmias mais comuns, quando o ritmo cardíaco é irregular e muitas vezes muito rápido, o que pode causar sintomas como palpitações, fadiga, falta de ar, dor no peito e desmaio.
Evitar os excessos é o mais indicado para um coração saudável
Se você não tem nenhuma doença cardíaca, o mais recomendado é evitar os excessos e aproveitar o carnaval com a alegria e muita responsabilidade.
Agora, se você é hipertenso, tem alguma arritmia já diagnosticada ou qualquer outra condição que pode ser um complicador, pegue leve no agito. Se preciso, converse antes com seu cardiologista.
Lembre também de beber água, comer alimentos leves em pequenos intervalos de tempo e não abusar do sol. Conhecer os riscos e cuidar da saúde é a melhor pedida para um feriado de muita alegria e saúde!









