Caminhar ou correr ajudam a superar sintomas da abstinência de nicotina
Parar de fumar é uma decisão importante e o impacto da abstinência de nicotina na vida do ex-fumante pode levar a recaídas em muitas das tentativas.
Incluir um exercício físico no programa para parar de fumar pode ajudar a combater os sintomas da abstinência. Corridas ou caminhadas são opções práticas e simples que podem ser praticadas por quase todas as pessoas.
Por que corridas e caminhadas são recomendadas?
Em primeiro lugar, tomar a decisão de praticar uma atividade física demonstra que você está realmente comprometido com a sua saúde e quer deixar o cigarro definitivamente.
E além disso, correr e caminhar são atividades que estimulam o estado de bom humor, o sentimento de bem-estar, previnem a depressão e a ansiedade.
O exercício físico ajuda na liberação da endorfina, um hormônio produzido pela hipófise no cérebro e que, quando liberado na corrente sanguínea aumenta a sensação de prazer, motivação e felicidade.
Outro aspecto favorável da atividade física é que ela ajuda a evitar o ganho de peso, que costuma ser relatado por quem para de fumar.
Sintomas de abstinência em nicotina
Os sintomas mais frequentes são irritabilidade, nervosismo, inquietação, alteração do sono (insônia ou sonolência), dor de cabeça, tontura, dificuldade de concentração e sudorese fria.
Para combater os sintomas, seu médico pode orientar a utilização de uma terapia de reposição de nicotina, como chicletes, pastilhas e adesivos. Mas atenção: eles só devem ser utilizados após você parar de fumar e juntamente com as mudanças comportamentais, como a prática de exercícios físicos.
O seu médico também pode prescrever medicamentos que auxiliem no processo e ajudem você a evitar as recaídas. Se você quer mesmo parar de fumar, converse com seu cardiologista e façam juntos um planejamento eficaz.
Mas e se eu não conseguir correr?
Se o seu condicionamento físico não permite que você corra, comece caminhando. Escolha um lugar ao ar livre, faça um pequeno alongamento e apenas caminhe, observando o espaço, as pessoas, respirando o ar devagar.
Caminhe 30 minutos todos os dias e sinta a diferença no seu corpo, na sua respiração, no seu sono.
Para estimular você ainda mais, saiba que parando de fumar a sua pressão arterial e frequência cardíaca melhoram já no primeiro dia. Em até 3 meses sem fumar, seu risco de sofrer um infarto diminui e seus pulmões já começam a funcionar melhor.
Nunca é tarde para decidir ter mais saúde. Nunca é tarde para querer viver mais, para estar com os filhos, os netos, para viajar, ser feliz! Se precisar de apoio para parar de fumar, nossa equipe de cardiologistas está a sua disposição, agende uma consulta com a gente!









